quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Regras

1. Podem participar no Torneio Oeiras Internet Challenge - Edição Escolas equipas formadas por 2 elementos que sejam alunos do 3.º Ciclo e/ou do Ensino Secundário de escolas do concelho de Oeiras.

2. Das equipas de participantes do Torneio não farão parte funcionários ou familiares diretos de funcionários da DBDI – Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação (unidade orgânica da Câmara Municipal de Oeiras).

3. A participação no Torneio implica a apresentação dos seguintes documentos: Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão; cartão de estudante e ainda, no caso de menores de 18 anos, é necessária a apresentação de autorização do encarregado de educação.

4. As provas do Torneio Oeiras Internet Challenge organizam-se em duas fases:
Fase 1:
- A fase 1 tem como objectivo apurar a equipa representante do agrupamento de escolas;
- A fase 1 é composta por duas provas que se realizam nas escolas:
  • 1.ª prova: 10 perguntas em 20 minutos;
  • 2.ª prova: 20 perguntas em 30 minutos.

- As questões de cada prova são seleccionadas aleatoriamente a partir de um conjunto de perguntas sobre os seguintes temas:
  • Música e artes do espetáculo;
  • Artes e literatura;
  • Desporto e lazer;
  • História e
  • Ciências.

- Todas as equipas candidatas realizam estas duas provas da fase 1;

- Os resultados obtidos nas duas provas, em função do número de respostas certas e do tempo de execução, são agregados e determinam o apuramento para a fase 2, na qual a equipa com melhor pontuação e tempo irá representar o agrupamento da sua escola.
Fase 2:
- A fase 2 realiza-se na Biblioteca Municipal de Oeiras e é composta pelas seguintes provas:
  •  1.ª prova: 25 perguntas em 30 minutos para apurar as 4 melhores equipas que passarão às semifinais;
  • Semifinais (com 4 equipas):
    • 2 séries de 2 equipas cada;
    • Em cada série as duas equipas defrontam-se numa prova, na qual terão de responder a um grupo de 10 perguntas sobre dois temas escolhidos previamente, um por cada uma das equipas;
    • As perguntas são apresentadas uma a uma. A equipa que for mais rápida a descobrir a resposta certa pressiona o botão do “buzzer” para responder. Se errar, a equipa fica inibida de responder à pergunta seguinte;
    • A equipa que tiver mais respostas certas no final das 10 perguntas passa à final;
    • Em caso de empate, o apuramento faz-se segundo o processo de "pergunta de ouro", com perguntas dos temas não escolhidos previamente pelas duas equipas para mais uma ronda. Nesta circunstância, a primeira equipa que responder corretamente passa à final;
  • Apuramento do 3.º lugar:
    •  1 série de 2 equipas;
    • A fim de apurar a equipa classificada em terceiro lugar realiza-se uma prova que antecede a final;
    • O apuramento é semelhante ao das semifinais mas com 5 perguntas sobre um tema escolhido aleatoriamente;
  • Final
    • As duas equipas finalistas defrontam-se numa prova, na qual terão de responder a um grupo de 10 perguntas sobre dois temas escolhidos previamente, um por cada uma das equipas;
    • O apuramento é semelhante ao das semifinais;

  • Nota:
    • Em caso de empate sucessivo nas semifinais, apuramento do 3.º lugar e final, e quando não existirem mais perguntas, o desempate faz-se recorrendo à classificação da 1.ª prova da fase 2.

5. A equipa de árbitros é constituída por 2 elementos da equipa envolvida na organização do evento Oeiras Internet Challenge e por 1 elemento externo que assume o papel de Presidente dos árbitros. O Grupo de Árbitros possui as seguintes funções:
  • Inspecionar e controlar respostas e tempos de resolução de cada prova;
  • Verificar e validar resultados de avaliação e classificação;
  • Apurar as equipas que transitam às fases seguintes, até à determinação da classificação final.
As decisões dos árbitros não estão sujeitas a recurso.
6. A determinação da classificação obtida nas duas provas da fase 1 e na 1.ª prova da fase 2 faz-se de acordo com o seguinte:
  • A cada resposta certa correspondem 10 pontos;
  • A partir da duração prevista de 20 ou 30 minutos, consoante a prova, por cada fração de 15 segundos de acréscimo a este tempo são subtraídos 5 pontos de penalização;
  • A verificação e validação dos resultados de classificação são efetuadas presencialmente pelos membros do grupo de árbitros que acompanham a prova.

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